Sejam bem vindos e aproveitem os conteúdos.

terça-feira, 13 de março de 2018

Cultura Alimentar - 13/03

Como bases da nossa cozinha, levamos traços das culturas Africana, Indígenas e Portuguesa. Cada novo imigrante em nossas terras trouxeram junto com seus conhecimentos gastronômicos e essa miscigenação transformou nossa alimentação dia a dia. 

Na cultura indígena podemos destacar o auto consumo de peixes, vegetais, frutas...uma refeição in natura e saudável, bem natural já que viviam em meio à natureza. Os homens caçavam e as mulheres preparavam além dos utensílios,o alimento para consumo.

O povo indígena contribuiu não apenas para hábitos do nosso cotidiano como o banho diário, mas também os hábitos de consumo de alimentos até então desconhecidos pelo povo Europeu e que hoje sabemos que são essenciais para a nossa saúde. 

Portugueses quando chegaram no país, além de impor aos índios seus costumes e crenças, influenciaram na alimentação quando passaram a plantar aqui em nossas terras frutos e vegetais oriundos da Europa, da África e Ásia (continentes onde possuíam também colônias).
A comida Portuguesa era mais gordurosa e rica em áçucar. Ao incorporarem frutos, verduras e legumes típicos do Brasil, surgem as canjas, sopas, doces e melados na alimentação brasileira.

Com o povo africano, escravizado pelos brancos e trazidos à força para o nosso país, veio condimentos, mudas e ervas típicas da cozinha africana. A força e riqueza cultural dos negros no país trouxe ao paladar das elites pratos como feijoada, pirão e cucuz, pratos comidos nas senzalas. 

Com o passar dos anos, a nossa alimentação assim como na maior parte do mundo vem mudança devido ao aumento da oferta de produtos industrializados, que surgem junto com a Revolução Industrial no final do século XVIII. Houve aumento do consumo de carne animal, ovos e leite, além claro do açúcar. Diminuimos o tradicional arroz com feijão e farinha de trigo nos pratos caseiros para os produtos industrializados.  A gordura animal que era utilizada para o preparo do alimento, hoje é trocada pelo óleo vegetal. 

Com a rotina capitalista imposta pelo sistema ao trabalhador, os horários para alimentação reduziram ou mudaram , possuímos menos tempo para o lazer e consequentemente manter hábitos saudáveis e praticas esportivas. Surgem as opções à mão, como congelados, fast food, sanduíches, pré cozidos e embutidos. 


Herb FR

Nenhum comentário:

Postar um comentário