Sabe aquela sequência de DNA ?! Aqueles filamentos, cordões, enfim eles são chamados de Genes. E são a unidade fundamental da hereditariedade. Todo Gene possui lacunas chamadas LÓCUS, são locais onde ficam o "endereço" dos genes.
Nós seres humanos possuímos quarenta e seis pares de genes, são divididos em 23 herdados do seu pai e 23 herdados da sua mãe. Os genes possuem ALELOS,são sequências diferentes do mesmo gene. Agora veja só... Tirando o espermatozóide e o óvulo que são HAPLÓIDES, ou seja, possuem apenas uma cópia de cromossomo, as demais células do corpo, independente de onde esteja possui dois alelos, duas cópias de cromossomos, são conhecidas como DIPLÓIDES.
Dos pares de cromossomos que carregamos, somente um é o sexual, os demais são autossômicos.
DIFERENÇA DE GENÓTIPO E FENÓTIPO
Dá uma olhada na foto dos gêmeos, eles possuem os mesmos genótipos, são idênticos, louros, olhos castanhos, altura...porém possuem fenótipos diferentes, no caso deles, o peso.
Basicamente o Genótipo é herdado, e não pode ser alterado, pois esta em seu DNA. O Fenótipo trata se de uma característica clínica, bioquimica, ou molecular.
Exemplos:
Uma pessoa branca que nasce e cresce no meio do deserto quente e ensolarado, ela tem gene causaciano mas a pele foi alterada por fator ambiental;
Uma pessoa que nasce com os cabelos claros e pinta de escuro e vice versa, houve alteração química nos fios.
Essa sequência no exemplo das flores demonstra a questão de gene dominante, no caso AA é dominante a aa, ou seja, a possibilidade mesmo misturados de características A superarem a é maior.
Herb F.R
Nenhum comentário:
Postar um comentário