Sejam bem vindos e aproveitem os conteúdos.

quarta-feira, 26 de setembro de 2018

Heráclito

Heráclito, é um dos filósofos mais famosos do período pré socrático, nasceu por volta de 540 a.C. Visionário, era muitas vezes incompreendido e criou um averso pela sociedade e chegou a viver durante anos isolado de todos.  Analisava a questão do devir, que compõe as transformações , o que deve ser e irá ser. O homem diante da diversidade e da mutação de tudo que é efêmero era seu maior objeto de estudo.

O 'Logos' trata se de uma lei geral que mantem harmonia entre todas as coisas na Terra, mesmo que sejam totalmente opostas entre si e tudo segue um fluxo permanente e natural e esse define a harmonia de todo o universo. Heráclito dizia que tudo que existe se movimenta e não fica na imutabilidade, o contraste e o embate que os contrários persevão são segundo ele fundamentais para o equilíbrio e para o desenvolvimento de todas as coisas, a sua mutação. 

A dialética para ele vem de dentro para fora, o princípio é a base. Os conflitos naturais promovem a harmonia no Universo e segundo ele ocupam o mesmo espaço em paridade. Imagine um circulo onde os opostos se giram no mesmo local porém não saem da mesma esfera. Dos elementos naturais, o primordial para ele era o fogo, e os demais seriam mutações deste, mutáveis em constante fluxo. 

Mantendo se na obscuridade já que era incompreendido e estava além de seu tempo
Heráclito desenvolveu estudos notáveis da essência do ser e de tudo que existe no universo.  Segundo ele em uma de suas frases mais célebres : ninguém pode entrar duas vezes no mesmo rio, pois quando nele se entra novamente, não se encontra as mesmas águas, e o próprio ser já se modificou. 

Tudo e todos estamos em constante evolução e não paramos de evoluir, nada é eterno devido a nossa constante busca de existir.

Algumas frases notórias de Heráclito:

"Nada permanece, salvo a mudança"
"O caminho que desce e o caminho que sobe, são os mesmos"
"É a doença que torna a saúde agradável e boa, o mesmo faz a fome com a saciedade, e o cansaço com o repouso"

Herb FR

Nenhum comentário:

Postar um comentário