Epicuro de Samos, um dos grandes nomes da filosofia durante o período helenístico nasceu na ilha de Samos, descendente de pais atenienses teve suas obras divulgadas em todo o terrítório grego, romano e egipcio, contanto com Lucrécio, um dos seus maiores divulgadores.
Durante a adolescência desenvolveu o interece pela filosofia e acabou sendo enviado para Téos a pedido de seu pai. Lá obteve seus primeiros conhecimentos em teoria atomista, que mais tarde seria reformulado por ele graças a suas contestações. Para Epicuro a certeza de algo era obtida à partir da plena confiança no que foi aprendido, sensações e espírito e os dados destes reconhecidos pela sensibilidade do corpo.
Segundo ele, para se chegar ao bem estar era necessário sentir o prazer.Deixa claro a diferença entre o pazer que é passageiro (o qual ele não via como o essencial), e sim o prazer estável (criado através da alegria, da felicidade capaz de promover a ausência da dor).
O filósofo determina o seguinte, apenas os sábios são os que buscam o prazer estável, sendo assim os medíocres são aqueles que se conformam com o prazer passageiro. Para se chegar ao prazer real é necessário conter a impulsionalidade e o despreparo da alma. Desta forma ele mantinha seu lema que era, "O prazer, mesmo sendo passageiro não faz mal, porém as coisas que você faz para obter esses momentos de prazer podem trazer mais males do que bondades ao corpo e ao espírito".
Epicuro passou anos lecionando filosofia e fundou sua maior escola chamada " O Jardim", permaneceu até a sua morte se dedicando a ela e a seus alunos, um dos maiores seguidores de seu trabalho foi Diógenes Laércio que atribuiu cerca de trezentos escritos , sendo que apenas três conseguiram ser salvos durante o passar dos anos.
Algumas frases notórias de Epicuro:
"Carater é aquilo que você é quando ninguém esta te olhando"
"É sem valor pedir aos deuses, aquilo que nós mesmos podemos realizar"
"De todas as coisas que nos oferece a sabedoria, a maior é a aquisição da amizade"
herb sp
Nenhum comentário:
Postar um comentário