O TEXTO À SEGUIR FOI EXTRAÍDO DA REVISTA BRASILEIRA DE OBESIDADE, NUTRIÇÃO E EMAGRECIMENTO.
TRABALHADO EM SALA DE AULA NA MATÉRIA DE CULTURA E NUTRIÇÃO ALIMENTAR.
" RESUMO
INTRODUÇÃO: A obesidade é uma doença crônica multifatorial e tem como fatores determinantes ambientais mais fortes a diminuição dos níveis de atividade fisica e o aumento da ingestão calórica. Mais da metade das mulheres no Brasil apresenta algum grau de excesso de peso, o que demonstra a magnitude deste agravo na população feminina.
OBJETIVO: Verificar a prevalência e fatores associados ao excesso de peso em mulheres adultas. Materiais e Métodos: Tratou se de um estudo transversal com colaboradoras de uma Unidade de Alimentação e Nutrição. Foram utilizados questionários validados de modo de coletar as variáveis antropométricas e alimentares,dados profissionais, padrão comportamental, padrão reprodutivo, histórico de saúde, morbidades.
Resultados: Participam do estudo 106 mulheres, das quais 39,6% apresentaram obesidade e 33% apresentaram sobrepeso. Em relação à circunferência da cintura, 54,7% das mulheres foram classificadas com alto risco para doenças cardiovasculares. A média do escore alimentar foi de 46,97 pontos, mostrando escolhas alimentares erradas. Os resultados antropométricos estão associados ao escore alimentar podem representar fatores de risco para doenças hipertensão arterial, diabetes e síndrome metabólica, doenças encontradas nas colaboradoras.
CONCLUSÃO: Foi encontrada prevalência elevada de excesso de peso nas colaboradoras, acima de prevalência nacional. O excesso de peso nesta população parece estar relacionado principalmente às escolhas alimentares e à falta de atividade física. "
WWW.IBPEFEX.COM.BR - WWW.RBONE.COM.BR
Nenhum comentário:
Postar um comentário