Sejam bem vindos e aproveitem os conteúdos.

terça-feira, 20 de março de 2018

Cultura Alimentar - 20/03

O Brasil é um país enorme e como você já sabe a alimentação do nosso povo tem semelhanças e discordâncias, de acordo com cada região. Assim como nossa língua, cada povo culturalmente adequa, modifica, agrega e incorpora elementos à sua rotina moldando suas características e modo de vida.
Fatores importantes como posição geográfica, hábitos e estilo de vida atuam diretamente na forma de comer, o que comer e até nos horários de se alimentar. Como já mencionado, com áreas diferentes o país possui dependendo da região formas de cultivo de alimentos diferentes e até tipos, alguns crescem melhor em determinada região e outros não, e vice versa. 

Vale lembrar que assim como a ampla área terrestre, nosso país usufrui de uma longa costa marítima com diversidades de peixes, modos de pescas e condições para o cultivo de frutos do mar bem específicas. 

Graças a mistura dos povos (brancos, negros e indígenas), podemos nos orgulhar de sermos um país multi cultural e diversificado. Quando citamos os europeus, não se apegue apenas aos portugueses e espanhóis, que foram os que mais influenciaram nossas terras com suas peculiaridades, nosso país recebeu imigração de alemães, italianos, franceses...

E cada povo trouxe junto com seus herdeiros, seus costumes, crenças e principalmente forma de cultivo da terra e alimentos preferidos. Os estados do Sul do país graças a temperatura mais amena e semelhança com as terras europeias, formou colônias em todos os três Estados, a produção de maçãs, uvas, ameixas, pêssegos e pêras dominam até hoje as terras sulistas. Massas foram incorporadas a alimentação do nosso povo graças aos italianos e árabes, os franceses além dos pães "nosso de cada dia", apresentaram formas de elaborar menus e servir alimentos em condições de buffets. 

REGIÃO NORTE 
Os alimentos mais consumidos nessa região são: Madioca, Peixes, Castanhas, Frutas, e carnes exóticas (como de jacaré e tartaruga).

REGIÃO NORDESTE
Alimentos secos, farinha de mandioca, feijão, milho, batata doce e carnes de gado bovino e caprinos. Abóbora, carne de aves, pimentas, cocos e doces de leite. 

REGIÃO CENTRO OESTE 
Alimentação rica em peixes de água doce, frutas, carne seca, de porco e bolinhos de arroz. 

REGIÃO SUDESTE
Com os Estados mais ricos e mais populosos do país, por concentrar muita gente diferente em uma região só, há um vasto e variável cardápio. A região conta claro com seus pratos típicos, porém a variedade de restaurantes e alimentos de todo o mundo são encontrados em áreas de compras das mais ricas as mais populares. 

REGIÃO SUL 
A região com maior influência européia do país, possui uma variedade interessante de pães, sopas, queijos, massas...Bebidas como cerveja e vinho também são produzidas até artesanalmente. Churrasco , arroz carreteiro, doces de frutas da estação e peixes fazem parte da alimentação da região. 

Em todo o país não podemos deixar de citar o consumo do famoso arroz com feijão, que nos dias de hoje devido a oferta de outros alimentos, substituições equivalentes em proteínas e até por conta de condições econômicas, o brasileiro vem aderindo cada vez menos a combinação com o passar dos anos. 

Herb FR


Nenhum comentário:

Postar um comentário