São compostos de diferentes tamanhos e composições (proteínas);
Possuem a função de estruturar, proteger, locomover, dar forma e podem estar dentro como fora da célula.
MICROTUBULOS
São proteínas únicas. São diversas, se unem em forma de canudo. Conjunto de duas proteínas (Alfa e Beta) que montam esses tubos. Participam da movimentação dos cílios das células e flagelos intracelular. A cauda do espermatozóide é um ótimo exemplo de microtúbulo.
CENTRÍOLOS
São conjuntos de microtubulos (possuem nove trincas), dentro é oco, quando a célula esta em estado normal, ela possui dois centriolos. No processo de divisão celular, os centríolos se afastam um do outro ficando cada um de um lado da célula. Quando a célula vai se dividir eles aumentam seus tamanhos para empurrar e puxar o cromossomo através dos microtubulos.
MICROFILAMENTOS
ACTINA -> possui estrutura grossa, firme e resistente. A actina g é globular, ou seja, em forma de círculos, forma filamentos similar a um colar de pérolas. E dois colares trançados, é um filamento completo de actina.
- Confere forma
- Locomoção e fagocitose
- Auxilia no transporte celular
- Promove interação entre receptores
- Forma o anel contrátil que rompe a célula na divisão celular.
MIOSINA -> proteína em forma de bastão, tratam se de dois peptídeos enrolados em hélice. Trabalha junto com a Actina e são encontradas em maior quantidade em músculos e esqueletos. São fundamentais para a contração e relaxamento muscular.
FILAMENTOS INTERMEDIÁRIOS -> São intermediários pois possuem tamanho entre a Miosina e a Actina. A Queratina é um exemplo bom de filamento intermediário. A função principal deles é manter uma célula grudada à outra, inclusive podem atravessar de uma célula para outra.
CICLO CELULAR
Nascemos, crescemos, reproduzimos e morremos. Assim é com nós humanos e com as nossas células, acontece o tempo todo, o que determina o ciclo de vida da célula é sua função dentro do nosso corpo, mutações ou patologias. Vamos falar sobre ciclo de células sadias...
Chamamos de INTEFASE o período que vai do nascimento da célula, seu crescimento até o momento em que ela irá se preparar para dividir (reproduzir). Nesse período da vida da célula, não existe cromossomo, o cromossomo é formado justamente para o processo de divisão. A Interfase é dividida em três etapas: G1 (acabou de se originar), S (decidiu se reproduzir) e G2 (entra em mitose);
Ah! Existe a fase G0, nessa fase a célula se estabiliza, não há mais mudanças, nem reposição, aquela célula não reproduz mais. Ex: Neurônio (célula nervosa)
Quando chega no processo de divisão celular, a célula entra no estado de MITOSE. São processos que acontecem na mitose:
PRÓFASE: Ocorre condensação da cromatina, a carioteca se desfaz, centríolos migram de posição para polos opostos da célula;
METÁFASE: Ocorre a condensação próxima dos cromossomos, esses são alinhados no centro da célula;
ANÁFASE: Nessa fase os cromossomos são destituídos para lados opostos da célula;
TELÓFASE: Fase em que formam se novas cariotecas, cromatina se condensa;
CITOCINESE: O famoso estrangulamento que dá origem a uma nova célula.O citoplasma é dividido e surgem duas novas células idênticas.
MEIOSE
Na MITOSE, uma célula mãe origina duas células filhas idênticas. Esse tipo de divisão ocorre apenas em células somáticas (todas as células, com excesso dos gametas);
Na MEIOSE uma célula mãe diplóide origina quatro células filhas aplóides. Esse tipo de dividão ocorrerá apenas nas formações dos gametas. A meiose é dividida em duas fases:
MEIOSE I -> É chamadoo também de fase reducional, onde ocorrerá a separação dos cromossomos homólogos. Nessa fase acontece a recombinação gênica, ou crossing over que é responsável pela formação de gametas geneticamente diferentes.
Dois cromossomos iguais, fazendo o crossing over, ou seja, trocando pedaços entre si.
MEIOSE II -> Pode ser chamada também de fase equacional, é o período em que ocorrerá a separação das cromatides e dará origem a quatro gametas aplóides. Essa fase é semelhante a uma MITOSE.
É graças ao crossing over que garantimos a variabilidade da espécie humana.
Herb FR
Nenhum comentário:
Postar um comentário