BOMBA SÓDIO/POTÁSSIO: É um exemplo clássico de transporte ativo. O sódio esta em maior quantidade do lado de fora. A proteína “agarra” dois potássios e “solta” três sódios. É realizado com auxilio de ATP (energia);
ATP -> Adenosina Tri Fosfato
ADP -> Adenosina Di Fosfato
AMP -> Adenosina Mono Fosfato
*Quanto maior a quantidade de fosfato (P), maior será a quantidade de energia presente na molécula.
Uniporte: Transporte em UMA única direção, realizado por uma proteína;
Simporte: Transporte de DUAS moléculas juntas, realizado pela mesma proteína na mesma direção;
Antiporte: Transporte de moléculas em direções diversas.
TRANSPORTE ATIVO SECUNDÁRIO:Também conhecido como CO TRANSPORTE, é realizado pela proteína transportadora SIMPORTE. Duas moléculas diferentes em uma única direção,na qual a molécula que esta à favor do gradiente de concentração, impulsionará a molécula que esta CONTRA o gradiente de concentração.
*No exemplo, a Glicose (amarela) aproveita a entrada do Sódio (azul) para entrar na proteína de transporte. O íon Sódio que esta à favor do gradiente de concentração a impulsiona. (Atuará como fonte de energia o transporte de glicose que esta contra o gradiente de concentração).
ORGANIZAÇÃO NUCLEAR
O Núcleo possui assim como a célula uma membrana, chamada CARIOTECA. Ela comporta ribossomos, ligados um ao outro e cisternas que são pequenas bolsas achatadas.
É o retículo endoplasmático rugoso que liga se as organelas (pequenos orgãos) da célula.
A Carioteca é formada por dupla membrana com poros. Esses são buracos seletivos, possuem proteínas que impedem a saída e a entrada de qualquer substância.
A Carioteca é formada por dupla membrana com poros. Esses são buracos seletivos, possuem proteínas que impedem a saída e a entrada de qualquer substância.
DNA
O DNA, também conhecido como ADN na nossa língua portuguesa significa Ácido Desoxirribonucléico, que trata se de um composto orgânico com moléculas que possuem instruções genéticas do indivíduo.
É uma sequência de nucleotídeos (conjunto de três moléculas: açúcar, fosfato e base nitrogenada). A (Adenina) T (Timina) C (Citosina) G (Guanina)A liga sempre com T T liga sempre com A (possui duas pontes de hidrogênio)
C liga sempre com G G liga sempre com C (possui três pontes de hidrogênio)
CROMATINA: É um conjunto de fios, formados por uma longa molécula de DNA, estão associadas as moléculas de histonas. Formando os cromossomos.
HETEROCROMATINA: Quando a cromatina esta agrupada no núcleo;
EUCROMATINA: Quando a cromatina esta mais solta no núcleo;
A condensação da cromatina ocorre durante a divisão celular (CROMOSSOMO)
CARIÓTIPO: Conjunto de cromossomos de um determinado individuo, SEMPRE EM PARES (23 pares) Mulher possui XX Homem possui XY.
Por Herb F.R
Nenhum comentário:
Postar um comentário