SISTEMA IMUNOLÓGICO
Linfas: Liquido, rico em linfonodos e plasma sanguíneo. São os vasos linfáticos que levam esse "produto" por todo o nosso corpo.
Linfonodos: São os filtros das linfas,estão presentes em diversas regiões do nosso corpo e quando incham significa muitas vezes que esta ocorrendo uma infecção no organismo e a produção de defesa aumentou.
Glóbulos brancos: Podemos citar como exemplo de glóbulos brancos, os macrófagos, os neutrófilos e os basófilos.
Anticorpos: Possuem a capacidade de reconhecer determinado antígeno e enviar as células do sistema imunológico a informação necessária do que é preciso produzir para destruir aquele(s) invasor(res).
Linfócitos e Leucócitos: Linfócitos são células que produzem anticorpos, são esses que combatem os invasores (antígenos), são nossas principais defesas e estão em todo o plasma sanguíneo. Os Leucócitos são os glóbulos brancos, são células que atacam e destroem agentes infecciosos.
Antígenos: Todo micro organismo que pode causar problemas à nossa saúde, os mais comuns são os vírus, bactérias e fungos.
Baço: Órgão importante para a produção de linfócitos (glóbulos brancos), além da produzir, ele filtra e armazena sangue para todos os seres humanos.
Timo: O Timo é uma das principais glândulas do nosso corpo, é ele que faz a maturação dos Linfócitos T com a expelição de Timosina no organismo.
Fígado: Um dos maiores órgãos do corpo humano, possui diversas funções. Se tratando de defesa do organismo, é ele que faz a filtragem mecânica de bactérias, cuida da desintoxicação química oriundas de fora e de dentro do organismo, além de ser um dos órgãos que atua na produção e limpeza do sangue.
Apêndice: Serve como depósito de bactérias boas para a manutenção do organismo e lá também encontram se o Linfócitos inatos, responsáveis pelo "zelo" dessas bactérias.
Tonsilas: Responsáveis pela primeira proteção da boca e da faringe, são constituídas de tecido linfático, produzem Linfócitos T em menor quantidade comparado ao Timo.
Medula Óssea: Além da produção dos glóbulos vermelhos, nela são produzidas as células matadoras, conhecidas como Linfócitos B.
Pele: A pele humana é rica em queratina, o que impede a permanência de micro organismos por longos períodos, além de barrar o processo de sua proliferação. Claro que a pele, o maior órgão do corpo humano serve como uma enorme barreira protetora contra antígenos impedindo que invadam as demais camadas chegando ao interior do nosso corpo.
Bom, até aqui uma grande apresentação do sistema Imunitário (imunológico), em breve serão especificados com maiores detalhes cada célula de defesa, como age, como é criada e como cuida da expulsão de antígenos no organismo.
Herb FR
Nenhum comentário:
Postar um comentário