Sejam bem vindos e aproveitem os conteúdos.

terça-feira, 3 de abril de 2018

Cultura Alimentar - 03/04

CARÊNCIA NUTRICIONAL
Pessoal vamos relembrar um pouco...
No começo, os hábitos alimentares humanos eram à base de produtos In Natura, ou seja, crus. Com o passar do tempo, principalmente após a revolução industrial, a máquina começou a preparar, embalar e produzir nossos alimentos. Os alimentos se tornaram processados, ricos em calorias e pobres em vitaminas...Consequentemente houve aumento da obesidade.
Esses alimentos não matam a fome, suprem por um tempo pequeno e logo após o nosso corpo pede mais e mais comida. Já que não recebemos os nutrientes necessários. Sabe, essas carências podem provocar vários problemas à nossa saúde, nós vamos falar sobre:

ANEMIAS
CRETINISMO
HIPOVITAMINOSE A 
Mas antes lembre se, através da alimentação (nutrientes), suplementos e medicamentos combatemos as carências nutricionais! O governo promove através de políticas públicas a prevenção e o combate aos problemas causados pelas carências...

Exemplo?! Fácil! O sal que é Iodado e a farinha de trigo que é enriquecida em ácido fólico, como são alimentos consumidos por 99,9% da população, terem fácil acesso , inclusive econômico, servem como suportes para esses elementos necessários para nosso dia a dia. No Brasil a PNAM (Política Nacional de Alimentação e Nutrição) atua junto ao Ministério da Saúde e Anvisa para combater esses problemas. 

Anemia Ferropriva -> acontece pela carência de ferro no organismo, infelizmente  é comum na população;
Anemia Megaloblástica -> acontece pela carência de ácido fólico no organismo;
Anemia Perniciosa -> acontece pela carência de vitamina B12.

Estudos recentes demonstram que anemias são mais comuns no período da infância, sendo que em países desenvolvidos sua presença é maior em indivíduos acima dos oito anos de idade e em países em desenvolvimento, mais da metade dos casos surge em crianças menores de quatro anos. Os adolescentes também estão na lista, em menor quantidade, cerda de 6 a 17% mas é um dado alarmante sem sombra de dúvida. 

É de extrema importância salientar que ácido fólico e sulfato ferroso são fundamentais no período gestacional. 90% da população sofre por anemia ferropriva, incrível, mas real.

Sobre a carência de Iodo, desde a década de cinquenta há implementação dele no sal para suprir a falta no organismo da população brasileira. Lembre se que sua ausência pode provocar o cretinismo, bócio, prejudica no crescimento e desenvolvimento e até promover aborto em gestantes. 
NO MAPA, PODEMOS VER AS ÁREAS MAIS AFETADAS PELA FALTA DE IODO NO MUNDO.
Que o aleitamento materno é importante não se contesta certo?! Pois é, um dos meios de prevenir a falta de vitamina A no organismo mais eficientes. Claro, há também suplementos que podem ajudar. Um dos maiores problemas causados pela falta dessa vitamina é a cegueira noturna, que por sorte, é reversível.
Suplementação pode ser iniciada desde cedo, inclusive com alguns meses de vida, mas lembre se. Prevenir é melhor que remediar, a sua saúde começa pelas escolhas que você faz, opte por alimentos mais saudáveis, ricos em vitaminas e minerais e incentive desde cedo as crianças a comerem alimentos variados e com poucas calorias.

Herb FR

Nenhum comentário:

Postar um comentário