- O que é uma substância Polar e Apolar?!
Bem, veja... A polaridade + ou - é definida pela eletronegatividade que há entre os átomos. Ela nada mais é do que uma capacidade que o átomo possui de atrair para si um par eletrônico, ou seja, um outro átomo que possui uma ligação covalente.
Quando ocorre deslocamento de carga , ela é POLAR. Sendo assim se não ocorrer diferença nessa eletronegatividade entre os átomos , tudo indica que a molécula é APOLAR.
Dê uma olhada na figura abaixo. A molécula de oxigênio ( - ) atrai a de hidrogênio (+) , ou seja, a água H2O é POLAR!
- Substâncias puras possuem ponto de fusão, as misturas não. (IMPORTANTE)
- Lembra do formato da célula?! Certo agora imagine que o átomo é uma célula, seu núcleo é a massa que calculamos por que ela é densa, já que dentro do núcleo há NEUTRONS e PRÓTONS. (cargas neutras e positivas) Tudo que existe fora do núcleo, ou seja, a eletrosfera que pode chegar até sete camadas, não é uma regra, é onde estão os ELETRÓNS. (cargas negativas)Mg é um símbolo , corresponde ao Magnésio
P é um símbolo , corresponde ao Fósforo
O é um símbolo, corresponde ao Oxigênio
Agora vamos lá :
4Mg³ (PO4)2 = há aqui 4 moléculas , 3 elementos (Mg, P, O )
Tenho então 3 de Magnésio , 2 de Fósforo e 8 de Oxigênio .
Por que são 8 de Oxigênio ? Por que o número dois que esta fora do parênteses é o número que usamos nesse exemplo para multiplicar...Se eu tenho o 4 multiplico por 2 = 8
O Fósforo é 2 por que não há número para multiplicar.
Agora pega 3 de Mg + 2 de P + 8 de O soma e o resultado é = 13 (então há 13 átomos) Lembra do número 4 antes do Mg? Multiplica pelo número de átomos...vamos lá: 13 x 4 = 52 (então no sistema há 52 átomos)
- Número Atômico: É o "rg" do átomo, corresponde ao número de prótons (+ cargas positivas) presentes ali. Número Atômico é símbolizado pela letra -> (Z).
- Número de Massa: Corresponde a somatória de todas as estruturas presentes no núcleo do átomo. NUNCA use dados da eletrosfera para quantificar o número de massa, SEMPRE os dados do núcleo.
Número de Massa é simbolizado pela letra -> (A) .
Z = P = E (Z é número atômico, P prótons e E eletrons)
A= P + N (A é número de massa, P prótons e N neutrons)
Veja só como é simples a leitura de cada elemento da TABELA PERIÓDICA.
- A tabela esta organizada em ordem crescente de número atômico, a massa pode ser arredondada, o número atômico NUNCA.
- As linhas verticais da tabela correspondem às famílias a qual cada elemento corresponde;
- São organizados em grupos A e B. A são os elementos representativos e B são os elementos de transição (Quase sempre metais)
- Olha só essa imagem...A parte mais densa é o núcleo, todos os círculos fora são esferas eletrônicas suportando os eletróns.
- Existem até sete camadas eletrônicas, eles servem para armazenar os eletróns nessa sequência :
1ª esfera suporta 02 eletrons;
2 ª esfera suporta 08 eletrons;
3ª esfera suporta 18 eletrons;
4ª esfera suporta 32 eletrons;
5ª esfera suporta 32 eletrons;
6ª esfera suporta 18 eletrons;
7ª esfera suporta 08 eletrons.
- As esferas também podem ser classificadas por Letras nessa ordem ( K L M N O P Q ) , sendo K a primeira e a Q a sétima. O período esta associado à quantidade de camadas (esferas) preenchidas por eletrons.
O número de valência indica qual átomo/elemento pertence. Portanto o Fe (ferro, como na foro acima), possui um número de valência 2 . E esta na família 2A
Na tabela periódica, quanto mais à direita e acima , maior sua densidade. Os elementos mais eletronegativos são os não metais. E os metais são os elementos mais eletropositivos.
Vai ficar mais claro com as imagens, veja só :
Herb FR
Nenhum comentário:
Postar um comentário